Clínica Hamoni

macronutrientes o que são e entenda a sua importância na alimentação

Macronutrientes os primeiros nutrientes para uma nutrição completa

Macronutrientes são proteínas produtoras de energia, carboidratos e gorduras que são necessárias em quantidades relativamente grandes em uma base diária. Existem três tipos de macronutrientes: 

Proteínas 

As proteínas são o primeiro tipo de macronutrientes. A palavra “proteína” vem do grego proteios, ou “primário”, homenagem ao papel significativo da proteína em nosso corpo. É importante ressaltar que as proteínas crescem, curam e defendem nossos corpos internamente de forma constante. 

Precisamos de proteína diariamente para servir muitas partes do corpo. As proteínas são funções essenciais para a criação e estruturação de cinco importantes elementos corporais diferentes:

  • Cabelo;
  • Músculos;
  • Unhas;
  • Tendões;
  • Ligamentos.

As proteínas também realizam funções importantes para o corpo humano com relação as: 

  • Enzimas;
  • Hormônios;
  • Componentes de nossos genes.

Carboidratos

Os carboidratos são o segundo tipo de macronutrientes necessários para uma nutrição completa. Principal fonte de energia do corpo é carboidratos. Carboidratos são compostos que ocorrem nos açúcares, amidos e celulose encontrados em frutas, grãos, vegetais e produtos lácteos.

A questão com carboidratos não é: os  carboidratos são bons ou ruins? A questão é: quais carboidratos são bons ou ruins? 

A resposta? É fácil. Coma comida de verdade, o mais próximo possível do seu estado natural, e não de alimentos. Uma laranja, em vez de suco de laranja ou água com sabor de laranja. Brócolis e grãos integrais, não bagels, massas e pizzas.

Gorduras

As gorduras são o terceiro tipo de macronutrientes. Foi anteriormente difamado como macronutriente. Agora ganhou novo respeito! 

Em vez de causar ganho de peso, as gorduras saudáveis ​​reduzem o colesterol ruim, estimulam o metabolismo e equilibram o peso e nutrem os tecidos e células do nosso cérebro. 

Aqui está uma lista de dez grandes fontes de gorduras saudáveis:

  • Abacates;
  • Amêndoas;
  • Nozes;
  • Óleo de coco;
  • Azeitonas;
  • Azeite extra virgem;
  • Salmão;
  • Sardinhas;
  • Semente de Linhaça;
  • Sementes de girassol.

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